Los Baños de Zújar é uma piscinal termal que fica localizada num espaço natural muito privilegiado e de acesso limitado, junto ao sopé do monte Jabalcón e às margens da represa do rio Negratín, em Zújar (Granada, Espanha).

As suas águas agora intituladas como minero-medicinais desde 1928 são verdadeiramente adequadas para cuidar das afecções reumatológicas, as bronco-pulmonares e as doenças endócrinas, entre outros problemas de saúde.

Para além disso a sua localização também permite realizar outros tipos de atividades de tempos livres tais como trekking ou um espetacular passeio de bicicleta.

los-banos-de-zujar-piscina-termal-granada-espanha-LOS-BAÑOS-DE-ZÚJAR

Créditos: La Sexta (https://fotografias.lasexta.com/)

 

Nos flancos da barragem foi criada uma piscina termal mesmo por baixo do restaurante. Desde há alguns anos, também foi aberto um spa a apenas 1 quilómetro desta piscina termal Los Baños de Zújar. Também é possível encontrar pequenos riachos quentes nesta área.

A piscina está coberta no inverno, mas no verão poderás desfrutar das vistas deslumbrantes sobre o lago Negratin, sendo a temperatura da água de 32 ° durante todo o ano e está situada a uma altitude de 800 metros, o que a torna um pouco especial.

As paisagens da redondeza transmitem-te a tranquilidade que necessitas para as tuas férias, respirar ar puro, e relaxar à temperatura das águas quentes desta piscina termal em Zújar.

los-banos-de-zujar-piscina-termal-granada-espanha

Créditos: Google

Los Baños de Zújar – uma piscina termal de sonho

Como trata-se de uma zona 100% no meio da natureza o acesso é totalmente gratuito. No entanto, isso significa que os caprichos da natureza também ditarão se o banho é acessível ou não. Tudo dependerá da altura do nível da água do próprio reservatório, enquanto o nível se mantiver baixo, as piscinas estarão a descoberto, mas assim que a água estiver quase a meio, as piscinas ficarão submersas.

Além disso, por baixo do reservatório encontram-se as ruínas do que foi outrora o antigo balneário de Zújar, um local que há alguns séculos era um lugar de retiro para a nobreza espanhola. Por isso, faz imenso tempo em que este género de tratamento natural era recorrente e muito procurado para cura de doenças de pele.

Como é a piscina termal de Zújar em Granada e as suas águas?

A piscina termal de Zújar é uma piscina natural junto à cauda da barragem de Negratín. Calcula-se que tenha entre 30 metros de comprimento e 12 metros de largura, com uma profundidade de 2 metros em certos pontos. As águas termais que alimentam esta piscina provêm do Cerro Jabalcón. Grandes fracturas subterrâneas permitem que a água quente suba à superfície, criando uma piscina natural de águas turquesa e uma superfície fumegante junto ao reservatório. Estas águas quentes são o oposto das praias a norte de Espanha, tal como por exemplo a praia Gulpiyuri considerada a praia mais pequena do mundo.

Características das águas termais de Zújar

As suas águas caracterizam-se por uma “forte mineralização mista de sulfatos” e, entre as suas propriedades medicinais curativas, diz-se que são benéficas para doenças da pele, gota, reumatismo, doenças endócrinas. Não te esqueças de levar o teu melhor biquini de praia para esta piscina termal e também um bronzeador para pele sensível caso planeies expor-te ao sol de verão.

Aproveitem  também este passeio para visitar, para além dos Los Baños de Zújar, a zona turística do centro histórico de Zújar, pelo seu ar mourisco e casas caiadas, tornando assim uma experiência única e fantástica de realizar-se. Não te esqueças de efetuares reserva num alojamento local em Zújar e que seja próximo desta piscina termal para que possas usufruir ao máximo desta experiência.

 

Onde poderás ficar hospedado/a em Zújar?

Cover photo: https://fotografias.lasexta.com/