Playa de Gulpiyuri é uma pequena baía com uma praia localizada entre Llanes e Ribadesella, nas Astúrias, no Norte de Espanha, a cerca de 100 m do Mar Cantábrico. É considerada a praia mais pequena do mundo. Esta pequena linha de areia, que não chega sequer aos 50 metros de comprimento, tem outra particularidade: é uma praia interior, protegida do mar.

Com cerca de 40 metros de comprimento, é totalmente maremotriz devido a uma série de túneis esculpidos pela água salgada do Mar Cantábrico, o que permite que a água do Golfo da Biscaia crie pequenas ondas. Este formato “diferente” faz com que seja facilmente atrativa para banhistas, e “influencers” das redes sociais.

Playa de Gulpiyuri é uma pequena baía, com uma praia interior localizada entre Llanes e Ribadesella, nas Astúrias, no Norte de Espanha, a cerca de 100 m do Mar Cantábrico.

Playa de Gulpiyuri  | Créditos: Stringfixer.com

Declarado Monumento Natural em 26 de dezembro de 2001, a praia Gulpiyuri foi formada pelo efeito erosivo do mar sobre a rocha, produzindo cavernas debaixo do solo que, quando se afundam, são chamadas dolinas. E esta é precisamente esta praia asturiana, um buraco no qual a água do mar se infiltra no interior graças a um buraco entre duas rochas.

A palavra “Gulpiyuri” significa “círculo de água”.

Ao contrário de muitas outras praias escondidas em todo o mundo, Playa de Gulpiyuri é na realidade totalmente maremotriz e até tem ondas que banham a pequena faixa de areia. A água cristalina pode estar um pouco fria depois de permanecer no subsolo durante algum tempo antes de chegar à Praia de Gulpiyuri.

A praia de Gulpiyuri é uma pequena praia situada ao norte do povo de Naves, a metade do caminho entre Ribadesella e Llanes (Astúrias, Espanha), que foi declarada monumento natural em 26 de dezembro de 2001.

Só se pode ter acesso caminhando desde a Praia de San Antolín ou desde Naves e seu isolamento permitiu relativamente boa conservação desta pequena e delicada jóia natural. A profundidade e o tamanho da área de água não permite mais do que poder mergulhar deitado, porem está bem protegida do vento.

Trata-se de uma pequena praia de mar porem situada terra adentro, entre verdes prados agrícolas. Em uma costa íngreme de rocha calcária, o mar foi criando uma caverna no interior e o fundo da caverna desabou (um fenômeno conhecido como dolina), deixando um pequeno oco circular de uns cinquenta metros (50m) de diâmetro a cem metros (100m) da costa do Mar Cantábrico.

Este afundamento segue conectado com a costa a água de mar, notando também as marés e proporcionado uma praia de areia fina. – in Wikipédia

 

 

pexels-andrea-piacquadio-3756697

A água do mar transmite-nos tranquilidade | Photo by Andrea Piacquadio

Playa de Gulpiyuri é a praia mais pequena do mundo e está (muito) perto de nós.

É um destino turístico muito popular, é um monumento natural, e faz parte da Rede Regional de Áreas Naturais Protegidas de Espanha.

 

Gulpiyuri-plage-beach-playa-praia

Créditos: stringfixer.com

 

Acessos à praia de Gulpiyuri:
– Embora o acesso a ela seja bastante fácil, não é muito acessível. Só é acessível a pé a partir da praia de San Antolín ou da cidade de Naves, e foi este isolamento que permitiu a boa conservação de Gulpiyuri. Nem seria possível uma massificação da praia, já que na maré cheia a sua capacidade é quase nula, chegando a escovar a relva quando o mar está “zangado”. Além disso, a sua baixa profundidade e o tamanho da zona de água permite apenas mergulhar deitado, desfrutando das ondas que vêm do Golfo da Biscaia.

 

Playa de Gulpiyuri é a praia mais pequena do mundo e está perto de nós.

Devido à baixa profundidade, a praia apenas permite mergulhar na forma horizontal | Photo by Maël BALLAND

 

Ficaram curiosos em conhecer esta praia “diferente” nas próximas férias?
Reservem agora mesmo o vosso alojamento local para a vossa visita a esta praia que fará imenso furor no vosso Instagram.



Booking.com

Fotografia cover: stringfixer.com