A Tanzânia é o maior país da África Oriental e inclui as ilhas de Zanzibar, Pemba, e Máfia.

Possui uma enorme riqueza em termos de história, cultura, e paisagens naturais.

zanzibar-tanzania

Ilha Zanzibar, na Tanzânia | Créditos: Podroze Onet

Oficialmente reconhecida como República Unida da Tanzânia (em suaíli, Jamhuri ya Muungano wa Tanzania).

É um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Maláui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burundi, por Ruanda e pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica).

Ademais de sua parte continental, este país africano inclui o arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico. – in Wikipédia

A Tanzânia é um lugar extraordinário no mundo e estas não são meramente palavras vazias. Este pequeno país africano tem parques de vida selvagem do tipo safari, o pico mais alto de África, grande cultura e um clima fabuloso. Uma das ilhas mais populares para férias é Zanzibar, um paraíso de férias na terra.

O que ver numa viagem ao berço da vida de África? Não há falta de atracções que te tirem o fôlego.

TANZÂNIA E AS ILHAS ZANZIBAR, PEMBA, E MAFIA

GEOGRAFIA

A (República Unida da) Tanzânia) é um país localizado na África Oriental, e inclui as ilhas de Zanzibar, Pemba, e Máfia. A República foi formada a partir da fusão das antigas colónias britânicas de Tanganyika e Zanzibar, simbolizada pelo nome formado a partir das primeiras sílabas dos nomes dos dois países TAN e ZAN.

A república recém-formada também incluiu a ilha de Pemba. A capital é Dodoma, e até 1981 foi uma das maiores e mais modernas cidades do país, Dar es Salaam. Este país africano faz fronteira com o Oceano Índico e oito países: Quénia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Zâmbia, Malawi, e Moçambique.

O Monte Kilimanjaro, outrora um vulcão activo, é o ponto mais alto de África e faz fronteira com três dos maiores lagos do continente: Lago Vitória (o segundo maior lago de água doce do mundo) no norte, Lago Tanganjaro no oeste, e Lago Nyasa no sudoeste.

A parte norte do país está salpicada de vastas planícies, incluindo as famosas áreas que compõem o belo Parque Nacional do Serengeti e as Estepes Masai e Wembere.

No sul do país encontram-se as serras de Rubeho, Uluguru e Mbarika. Estas não são as únicas cadeias de montanhas; para além do famoso maciço Kilimanjaro, as cadeias de Kipenger, Range, Poroto e Mgeya estendem-se ao longo da fronteira ocidental. A costa é dominada por uma paisagem de planície, com as ilhas de Pemba e Zanzibar rodeadas por recifes de coral.

Tudo isto faz deste país africano um fantástico paraíso de férias para turistas, repleto de vida selvagem, animais exóticos e o lugar perfeito para realizar o sonho de umas férias de uma vida inteira.

 

Locais da Tanzânia

Locais da Tanzânia | Photo by Blue Ox Studio

POVO E CULTURA

Cerca de 90 por cento dos tanzanianos vivem em zonas rurais e vivem do que podem cultivar na terra. Os primeiros habitantes eram caçadores e colectores. Os comerciantes mudaram-se para o país em cerca de 800 d. C. Os nativos casaram com os recém-chegados da Índia, Arábia, e com os Shirazis da Pérsia. A sua língua, o kiswahili, espalhou-se por outras áreas da África Oriental.

Existem cerca de 120 grupos tribais africanos. O casamento arranjado ainda é habitual para muitas famílias tanzanianas e os pais começam a planear o futuro da sua filha quando ela é jovem.

Partes do país estão infestadas com a mosca tsé-tsé. Este insecto sugador de sangue transporta a doença do sono, que afecta os seres humanos e o gado. Embora o governo tenha tentado eliminar as moscas, muitas áreas não são seguras para os seres humanos ou para os seus animais. A malária é sempre uma ameaça no país. O futebol é o desporto favorito a nível nacional.

 

Natureza da Tanzânia

Natureza africana | Photo by Hendrik Cornelissen

NATUREZA

A maior parte da terra foi outrora savana e mato, mas hoje é semidesértica. Há uma abundância de vida selvagem. As maiores populações de elefantes que restam no mundo encontram-se na Reserva de Caça Selosa da Tanzânia, mas ainda estão a ser mortos pelas suas presas de marfim.

Algumas das mais conhecidas espécies de mamíferos africanos são nativas do país: gnu, zebra, girafa, elefante, rinoceronte, leão, e leopardo. Estão em perigo de extinção devido à caça furtiva. Crocodilos e hipopótamos podem ser encontrados ao longo das margens de rios e lagos, e tartarugas gigantes vivem ao largo da costa.

O Parque Nacional da Corrente do Gombe é um conhecido santuário de chimpanzés onde Jane Goodall fez pesquisas sobre chimpanzés no seu habitat natural. O Parque Nacional do Serengeti é o parque mais antigo e mais popular da Tanzânia para turistas. Está ligado à Reserva de caça Masai Mara no Quénia e alberga mais de 1,7 milhões de gnus, e cerca de um milhão de outros animais.

Tanzânia

Gnu´s | Photo by Antony Trivet

Uma visita à África sem participação no safári praticamente não conta, e se você for em um safári, apenas ao Serengeti. O Parque Nacional do Serengeti foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e é sem dúvida uma das maiores e mais visitadas atrações da Tanzânia.

Durante a viagem de jipe, você pode admirar o chamado os cinco grandes, que são leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes que vivem em planícies sem fim. É também o cenário do maior e eterno espetáculo da terra – a grande migração dos gnus. Todos os anos, milhões de animais cruzam o rio Mara em busca de pastos verdes.

 

GOVERNO

O presidente é o chefe do país e chefe dos serviços armados. As eleições gerais realizam-se uma vez de cinco em cinco anos. Zanzibar também tem o seu próprio presidente, assembleia, ministério, e faz as suas próprias leis. Zanzibar é mais rico do que o resto do país. Dar es Salaam é a capital administrativa, mas Dodoma será a futura capital e é a sede da legislatura da Tanzânia.

 

HISTÓRIA

Depois de Tanganyika e Zanzibar se terem tornado países independentes, fundiram-se em 1964 para formar a nação. Atualmente, este país é o maior produtor mundial de cravo-da-índia.

Olduvai Gorge, no norte do país, é a localização dos mais antigos povoados humanos encontrados por Louis e Mary Leakey. Esta área é frequentemente chamada “O Berço da Civilização”.

 

PONTOS TURÍSTICOS

Passeios
– Ao visitares este país africano, vale a pena planeares cuidadosamente os teus passeios e excursões.
– A natureza local é única e há muitos lugares para visitar. Além das principais atrações turísticas, também vale a pena ver:

  1. Ilha de Pemba – a segunda maior ilha do arquipélago de Zanzibar.
  2. Ilha Fanjove – a menor das seis ilhas do arquipélago de Songo Songo, ao largo da costa. É uma ilha de areia icônica com muitas palmeiras.
  3. Dar Es Salaam – a maior cidade, localizada na parte leste do país, no Oceano Índico. É a maior cidade portuária e um importante centro econômico regional. Eles são habitados por mais de 5 milhões de habitantes.

 

AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES: MOEDA, VOOS, RELIGIÃO E DETALHES IMPORTANTES

  1. O xelim tanzaniano é obrigatório. Devido à alta inflação, o câmbio pode se tornar problemático.
  2. É melhor levar contigo dólares ou euros, que podem ser trocados no local.
  3. Os vistos são necessários para entrar no país. O visto custa US$ 50 e tem validade de 90 dias.
  4. Os idiomas oficiais são o suaíli e o inglês, o que facilita muito a comunicação.
  5. O país é seguro, mas cuidado com os carteiristas.
  6. O país é muito hospitaleiro e seu povo tem uma atitude positiva. Uma forma popular de viajar pelo país é pegar carona.
  7. Alimentação é bastante simples. O prato mais popular é ugali – grãos de milho, carne e caldos.
  8. A vacinação contra a febre amarela é necessária antes da chegada.
  9. Malária – ocorre em todo país.
  10. Religião – estima-se que cerca de um terço dos tanzanianos sejam muçulmanos e cerca de metade sejam cristãos.
  11. Parte da população pratica religiões tribais tradicionais, e uma pequena porcentagem da população é predominantemente hindu e bahá’í.

 

FACTOS INTERESSANTES

NOME OFICIAL: República Unida da Tanzânia
FORMA DE GOVERNO: República
CAPTIAL: Dar es Salaam (captial administrativa), Dodoma (capital legislativa)
ÁREA: 365.755 milhas quadradas (947.300 quilómetros quadrados)
POPULAÇÃO: 55,451,343
LÍNGUAS OFICIAIS: Kiswahili ou swahili, inglês
DINHEIRO: Xelim tanzaniano

Créditos textos: National Geographic