Puglia é o termo italiano para Apulia, uma região histórica na zona sul de Itália.

Púglia-puglia-apulia-beach-Italy-Wallpaper

Copyright: https://wallpaperaccess.com/

 

A Apúlia (em italiano: Puglia, AFI: [ˈpuʎʎa]; em latim: Apulia; em helênico clássico: Ἀπουλία; romaniz.: Apoulía) é uma região da Itália meridional com 19 541 km² cuja capital é Bari. Em 2017 tinha 4 049 743 habitantes (densidade: 207,2 hab./km²). É formada pelas províncias de Foggia, Barletta-Andria-Trani, Tarento, Brindisi e Lecce e pela cidade metropolitana de Bari (antiga província de Bari, dissolvida em 2015).

É a região mais oriental de Itália. A sua secção mais a sul, a península de Salento, constitui o chamado “salto da bota italiana”. É limitada pela regiões italianas de Molise a noroeste, Campânia a oeste-sudoeste e Basilicata a sul.

A leste é banhada pelo mar Jónico e estreito de Otranto, a sul pelo golfo de Tarento (secção do mar Jónico) e a setentrião pelo mar Adriático. Do outro lado do Adriático e mar Jónico situam-se a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Albânia (o cabo de Otranto, o ponto mais oriental da Itália, situa-se a 72 km da costa albanesa), Montenegro e Grécia. Natividade: Wikipédia

Puglia, a região (Apulia) no calcanhar da famosa bota italiana, está pontilhada de belas pequenas cidades em tons de branco e dourado, com uma fantástica arquitectura única porquê o trulli cónico de Alberobello e o barroco extravagante de Lecce, imensamente conhecidos. Porquê sabemos, Itália tem locais fantásticos para todos tipos de praias, e seguramente não ficarás indiferente a tanta formosura.

Fortemente ricas em igrejas e palácios, praças escondidas e becos sinuosos, mercados e trattorias de comida lenta, as lindíssimas cidades são um ponto elevado de uma visitante à região e um motivo para seduzir-te para longe da costa interminável para qualquer turista.

Em algumas cidades podes mesmo combinar visitas a catedrais e castelos, e simples, os maravilhoso mergulhos no mar a poucos passos do núcleo histórico, que fazem as delícias de quem gosta de postar essas fotos ou vídeos no Instagram.

O QUE VISITAR EM PUGLIA?

Caso tenhas uma semana de férias na zona de Puglia (Apulia), nós recomendamos que dividas o teu tempo entre as áreas de Valle d’Itria e o Salento.

Podes visitar facilmente Bari e as suas cidades costeiras a partir do Valle d’Itria, ou se preferires permanecer na costa, podes visitar Valle d’Itria a partir de Polignano ou Monopoli.

Polignano a Mare

Praia Polignano a Mare | Image by Modesto De Luca from Pixabay

 

A minha viagem ideal seria uma estadia no campo no Valle d’Itria (em algum lugar perto de qualquer um dos locais listados inferior) com manhãs passadas a tropicar noutras cidades e tardes a relaxar junto à piscina ou à praia Lido Morelli perto de Ostuni, onde poderás apresentar o teu novo bikini, swimwear, ou calções de banho das marcas mais famosas de Portugal.

 

Lido Morelli beach

Natividade: Lido Morelli beach 🏖️ by BeachSearcher.com

 

A cidade velha de Lecce é muito recomendada na península do Salento, pois é esplendente, medial para ambas as costas, e podes caminhar até muitos restaurantes fantásticos e bares de vinho.

Se preferires estar junto ao mar no Salento, considera Otranto ou Gallipoli. Ou, mais uma vez, escolhe em algum lugar ao possibilidade com base no teu alojamento de férias em Itália.

 

MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITARES PUGLIA (APULIA)

  • Junho e Setembro são os melhores meses para visitares a Apúlia para tempo quente, e teres multidões mais pequenas.
  • Julho e Agosto são de longe os meses mais movimentados e evitar – será quente, ensolarado e entusiasmado, mas com muita gente (mormente as praias) e o alojamento MUITO mais dispendioso.
  • Também pode será suficientemente quente para nadar em Maio e Outubro. Encontras em Abril e Maio uma óptimo era para passear, pois é habitual não viver muito calor.

 

MELHORES PRAIAS DE PUGLIA (APULIA)

Neste planta, poderás encontrar os alojamentos para dormir, próximos das praias paradisíacas de Puglia em Itália.



Booking.com

Copyright Cover:
Vídeo Instagram João Cajuda