Living Tours e a experiência turística de descobrir o Douro
Living Tours é uma empresa turística que se dedica a organizar atividades para conhecermos a beleza do rio Douro e as suas vinhas encantadoras, sendo um ponto de visita imperdível para todos turistas que passam pela histórica cidade do Porto. Para além do Porto e Douro, também organiza experiências turísticas para mais destinos em Portugal e Espanha.
O artigo seguinte baseia-se numa experiência oferecida a nós pela Living Tours (Porto) para dar a conhecer a sua atividade turística no Vale do Douro. A nossa opinião é 100% transparente e isenta de qualquer influência.
Nascido em Espanha, o rio Douro serpenteia por paisagens deslumbrantes, oferecendo uma experiência fascinante tanto para os viajantes como para os apreciadores de vinhos. Ao navegar ao longo do rio, contemplarás as vinhas em socalcos que produzem o mundialmente famoso vinho do Porto há séculos.
Neste artigo do blog iremos mergulhar na rica história do rio Douro, que marca presença em território que é único do Mundo pelas suas condições climáticas. Desta forma conjugam-se as condições essenciais para que as suas vinhas sejam tão especiais em qualidade e sabor, e pelas técnicas tradicionais de vinificação que foram passadas de geração em geração.
Juntem-se a nós nesta viagem virtual por esta região pitoresca, onde a beleza da natureza se conjuga com a arte da produção de vinho.
Fiquem atentos a histórias cativantes, fotografias de cortar a respiração e dicas sobre como tirarem o máximo partido da visita ao rio Douro e às suas encantadoras vinhas.
Prepara-te para descobrires um mundo de sabores, aromas e momentos inesquecíveis ao longo do rio Douro.
Experiência de descobrir o Douro com a Living Tours
Mediante a oferta apresentada, optamos pela experiência “Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias antigas, prova de Vinhos, Almoço e Cruzeiro“, em que contempla:
- Presença de 1 Guia turístico profissional para organizar o passeio.
- Transporte em viatura particular para todos os passageiros.
- Visitar o centro histórico de Amarante.
- Visitar o magnífico miradouro de São Leonardo da Galafura, com vista desafogada para o vale do Douro.
- Almoço completo (à escolha mediante as opções) incluído e confeccionado à base de comida caseira (restaurante panorâmico e de ambiente relaxante).
- Cruzeiro panorâmico de barco no grandioso rio Douro no Pinhão (com a duração de 1 hora).
- Visitar 1 quinta Vinícola – Quinta da Roeda ou Quinta de S.Luiz ou outra similar, mediante disponibilidade, onde se incluí a visita guiada e degustação de 3 vinhos (uma das marcas de vinho do Porto mais especiais).
- Walking Tour na Cidade do Porto (que poderá ser realizado após esta experiência).
Ponto de partida
A experiência turística inicia-se no ponto de encontro próximo da agência Living Tours na rua Mouzinho da Silveira (Porto), pelas 8h30, em que todos passageiros se encontram e vão-se alinhando para entrarem na viatura de transporte. Para tal existe a identificação da viatura para qual se deverão dirigir.
Em seguida em viagem até Amarante seguimos pela autoestrada A4, num percurso de aproximadamente 40/50 minutos, em que foram falados vários temas relacionados com Portugal, de forma a dar a conhecer o nosso país aos passageiros que estão de visita turística ao Porto.
Tópicos interessantes e de conhecimento geral, tais como quais as árvores mais predominantes em Portugal, clima, população, área geográfica de norte a sul, etc.
Primeira paragem: Amarante
Chegamos a Amarante pelas 9h30/9h40 e seguimos logo em direção à Igreja de S.Gonçalo. Situada na encantadora cidade de Amarante, Portugal, a Igreja de S. Gonçalo é um símbolo de história, cultura e esplendor arquitetónico. Esta deslumbrante igreja, dedicada a S. Gonçalo de Amarante, ostenta uma mistura única do estilo barroco, cativando os visitantes com a sua fachada ornamentada e detalhes intrincados.
A partir do momento em que entras, será transportado para um mundo de beleza e reverência, onde cada canto conta uma história de fé e artesanato. Esta igreja é paragem obrigatória em Amarante, quer sejas aficionado da história, entusiasta da arte ou simplesmente um viajante curioso, aqui encontrarás um mundo de beleza, história e maravilha espiritual.
Após esta paragem, seguimos novamente de autocarro para a entrada do vale do Douro, em direção ao miradouro São Leonardo da Galafura, onde as vistas são absolutamente incríveis. Pelo trajeto, o nosso guia André Maia relatou-nos como surgiram os primeiros vinhos na história mundial, primeiro pelos fenícios e posteriormente pelos romanos, em que estes ocuparam o nosso país durante 700 anos.
Ao longo do tempo, a nossa família real associou-se à família real inglesa, com o Rei D. João I a casar-se com a princesa inglesa Filipa de Lencastre. O casamento foi celebrado em 1387 na cidade do Porto, e acordado no âmbito da Aliança Luso-Inglesa. A princesa que veio de Inglaterra conquistou os portugueses pela sua simpatia, e assim iniciou-se a excelente relação diplomata entre ambos países. O casamento com o mestre de Avis representou uma nova dinastia na história de Portugal e as novas ligações com Inglaterra. Daí nasceram as primeiras exportações de vinho.
O nosso vinho português era fermentado em 15 dias no seu processo de fabrico, e ao chegar ao destino os monarcas ingleses denotaram que o vinho se tinha tornado em puro vinagre, ficando assim completamente intragável e impossível de se beber.
Assim nasceu o famoso “Vinho do Porto”.
Seria necessário então encontrarem uma solução, que por fim passava por adicionar-se uma quantidade de açucar e aguardente. Resultado: o processo passou a ser designado como “fortificação”, com formentação em apenas 2 dias, e indiretamente o sabor também se alteraria. Aqui passou a ter o sabor típico que conhecemos atualmente como “Vinho do Porto“, e assim foi inventado este novo sabor que tanto sucesso faz atualmente no mundo inteiro.
História de Portugal: durante o reinado de D. José I (1750-1777), Sebastião José de Carvalho e Melo (mais vulgarmente conhecido como “Marquês de Pombal”) foi o secretário de Estado do Reino e esteve a braços com forte pressão económica, política, e diplomata. Com o terramoto de Lisboa em 1755, não poderia falhar com a regularização da qualidade na produção dos vinhos para os ingleses, e decretou que a produção das melhores vinhas ficaria limitada, sob controlo, verificada, e sem autorização para novas produções.
Observar o vale do Douro pelo miradouro de São Leonardo da Galafura
Neste miradouro é-nos possível deslumbrar as vistas magníficas sobre o vale do Douro, pela sua arquitetura natural, onde o relevo geográfico lhe confere uma forma singular em todo mundo, e que desta forma reune as condições necessárias e tão especiais para produzir as uvas do sabor mundialmente conhecido.
Em Sabrosa, tempo de almoçar na Casa dos Barros
Seguimos depois para Sabrosa, terra natal de Fernão de Magalhães, o histórico navegador português que se imortalizou por ter liderado a primeira viagem de circum-navegação ao planeta nos anos 1519 até 1522. Ao passar pelo Oceano Pacífico (que até então não tinha nome atribuido) batizou-o de “Pacífico” por ser um oceano calmo, tranquilo, sem ondas.
Com uma exatidão perfeita de horário chegamos ao centro de Sabrosa para um almoço tranquilo no exterior e à sombra na Casa dos Barros. Neste estabelecimento fomos recebidos com enorme simpatia pelo staff, onde nos brindaram com um almoço requintado e saboroso. A refeição era à escolha de cada passageiro (prato de carne/peixe/vegan/vegetariano), com creme de cenoura à entrada, pão, água, e vinho. Após o prato principal, no final, saborear uma merecida sobremesa. Também café para quem desejava.
No seguimento para a próxima etapa desta experiência, realizou-se uma pequena paragem antes de chegar ao Pinhão, para nova apreciação paisagística da região.
Aqui é possível ter-se uma visão abrangente da área produtiva de azeite, pela vasta plantação de oliveiras.
Abraçar o Douro de braços abertos
Nesta parte, o nosso guia turístico explicou-nos vários detalhes do fabrico do azeite, em que são necessários 6 kg de azeitonas para o fabrico de 1 litro de azeite, e qual a razão do surgimento de tantas oliveiras. Estas serviam antigamente para separar os terrenos vinícolas das famílias, sendo assim uma barreira natural. Para além disso informou-nos também como se processa a recolha da cortiça nos sobreiros, e como se identificam os sobreiros na sua regeneração de 9 em 9 anos. Por curiosidade, a maior parte dos sobreiros encontram-se no Alentejo, um destino apetecível para férias tranquilas.
Facto curioso: apesar da produção do vinho ser maioritariamente da margem do rio a norte, e com início de atividade no Porto (daí o nome do vinho), no tempo dos Reis as maiores casas de vinho mudaram-se do Porto para Vila Nova de Gaia para pagarem menos tributação (impostos).
Deslumbrante passeio de barco no Rio Douro
Após vários quilómetros percorridos de autocarro, eis que chegamos à próxima parte desta experiência turística. Um passeio de barco no rio Douro durante 1 hora.
Com partida no Pinhão, a embarcação levou-nos ao seu ritmo brando para o interior, sentido Oeste-Este, passando paralelamente às imensas vinhas e socalcos, tão típicos e necessários nesta área. Os socalcos foram inicialmente inventados pelos romanos, de forma a originar melhor funcionalidade na plantação e colheita das uvas, para fabrico dos vinhos durante a sua ocupação no nosso território durante 7 séculos.
Nos socalcos podemos observar a presença de xisto, que tem 2 funções:
– Conservar a temperatura quente obtida ao sol durante o dia e reduzir a temperatura fria à noite no solo, hormonizar assim a temperatura do solo.
– Evitar a erosão geográfica provocada pelo vento e chuvas fortes.
Próxima paragem: Quinta da Roêda e provar Vinho do Porto
Após alguma exposição solar e com temperaturas a rondar os 35ºc, chegou a hora de experimentar a rica herança do vinho do Porto na Quinta da Roêda! 🍇🍷
Produzido com paixão e perícia na Quinta da Roêda, cada gole conta uma história de excelência vinícola centenária. Desde as vinhas até ao seu copo, saboreias a essência das melhores uvas e do melhor terroir de Portugal. Aqui vive um mundo de aromas ricos, sabores arrojados e qualidade inigualável com o Vinho do Porto aqui produzido. Perfeitos para ocasiões especiais, presentes ou simplesmente para elevar os teus momentos quotidianos, os vinhos produzidos por esta quinta são uma verdadeira personificação do luxo e do sabor. Descobre a magia do Vinho do Porto e deixa que a Quinta da Roêda seja o teu guia para uma viagem sensorial como nenhuma outra.
Croft é uma marca das mais notáveis de todas as conhecidas casas produtoras de vinho do Porto. Foi fundada no 1588, sendo a empresa com actividade mais antiga da sua área, e é especificamente famosa pelos seus vinhos do Porto Vintage, pelo portfólio de vinhos do Porto Reserva envelhecidos em madeira, e igualmente pelos seus sabores Tawnies. São estilos que infinitamente perdurarão no tempo devido ao kwow-how, produção, armazenamento e experiências adquiridas passadas ao longo dos anos e de várias gerações.
Aqui foi possível conhecer detalhadamente como se processa o fabrico do vinho do Porto, pela marca Croft. Desde a plantação e manutenção das vinhas mais produtivas, o cuidado com as temperaturas, a vindima, o armazenamento, e a verificação da qualidade que pode ir dos 10 aos 100 (ou mais) anos.
Na 2ª parte desta visita, deliciamo-nos com os sabores requintados da tradição e do artesanato com a coleção premium de Vinho do Porto, com os sabores de vinho branco, vinho clássico, e vinho tawny.
À saída no final podes oferecer a ti próprio ou alguém em especial uma garrafa de Vinho do Porto da Quinta da Roêda.
Assim poderás elevar a tua experiência vinícola a novos patamares.
Saúde aos momentos que devem ser comemorados, saboreados e partilhados! 🥂🌟
Descobrindo a Estrada Nacional 222: Uma viagem para além da estrada
No regresso à Invicta, o trajecto fez-se pela estrada Nacional 222, vulgarmente conhecida como N222, considerada a estrada mais bonita de Portugal.
Sabias que a Estrada Nacional 222 é frequentemente aclamada como uma das estradas mais icónicas do mundo? Estendendo-se pelas paisagens deslumbrantes de Portugal, esta estrada icónica é mais do que apenas uma rota; é um testemunho da beleza e diversidade do nosso ambiente natural.
Imagina serpenteares por vastas áreas vinícolas com vista para o rio Douro e experimentar a rica cultura da região – tudo a partir do conforto do teu automóvel. 🚘🍇
Regresso ao Porto. Final dum dia fantástico!
Por final, o regresso ao Porto. Depois de vários quilómetros e vários pontos de interesse visitados, eis que a experiência turística chegava ao final. Ao todo foram cerca de 10 horas com boa animação e que manteve todos participantes interativos às questões do guia, atentos aos tópicos históricos abordados durante a viagem, em que tudo decorreu conforme a programação previamente apresentada.
Agradecimentos pela experiência concedida
Living Tours é o Operador Turístico e Recetivo de eleição em território de Portugal e Espanha, com forte especialização em diversas atividades turísticas, organização de excursões, guias turísticos para visitas guiadas e vasta lista de experiências ao teu dispor em toda a nossa Península ibérica.
Neste passeio por cada viajante que transportam a Living Tours doa uma refeição aos mais necessitados. Mais do que empreendorismo, uma causa social, para melhorar o dia-a-dia de quem precisa. Por estas razões, pelo profissionalismo e capacidade de organização, recomendamos totalmente esta empresa para as vossas futuras experiências turísticas.
Agradecimentos à Mariana Machado, André Maia, Jonas, e à empresa Living Tours que tornou possível proporcionar esta magnífica experiência turística.
Muito Obrigado. Votos de sucesso e até breve.
COLABORAÇÃO / PARCERIA / EMPRESAS
As empresas que colaboram com outros empreendimentos tornam-se mais fortes e se desenvolvem o seu negócio com mais notoriedade no seu mercado. As parcerias visam aumentar a visibilidade de ambas as partes, para expandir as relações comerciais e alcançar as metas que cada uma.
Tudo se traduz na soma de competências para se alcançar bons resultados. A maior vantagem das parcerias é o crescimento instantâneo do público consumidor (agregar valor da marca e capitalizar oportunidades de vendas), uma vez que as audiências são somadas. Clientes e potenciais clientes da empresa parceira terão oportunidade de conhecer melhor o seu negócio.
Contatem-nos através desta página para apresentar-nos as vossas ideias de colaboração e divulgação do negócio da vossa empresa.
Indíce de tópicos desta publicação