O MEO Kalorama 2022, cuja previsão aponta para a entrada de 40.000 visitantes por cada dia do evento, no célebre Parque da Bela Vista (conhecido pelas edições do Rock in Rio Lisboa), encontra-se alinhado com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entretanto planeados pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Desta forma pretende-se motivar e inspirar os vários elementos que compõem as suas equipas, os artistas, o público e os parceiros, para desde já na primeira edição do festival, se pensar em construir um futuro melhor para todas as gerações (antigas, presentes, e futuras), para colocar em prática as boas práticas de sustentabilidade, inovação e inclusão, e adoptar novos comportamentos mais responsáveis para o planeta.

Este festival terá lugar no Parque da Bela Vista em Lisboa, durante os dias 1, 2 e 3 de Setembro, e continuará a apostar em grandes nomes mundiais, com fortíssima ligação emocional ao nosso público nacional, de forma a abranger em simultâneo os diversos géneros musicais.

O nosso público valoriza e apreciará a atuação de bandas reconhecidas, tais como Arctic Monkeys, The Chemical Brothers, Kraftwerk, Ornatos Violeta, Chet Faker, Moderat, Blossoms ou Peaches, e muitos mais.

Cartaz MEO Kalorama 2022

Cartaz-MEO-Kalorama-2022

Créditos: lasttour.net

ARTISTAS KALORAMA 2022

01 SET / 01 SEP – The Chemical Brothers – Kraftwerk – James Blake – Moderat – Years & Years – Bomba Estéreo – Jake Shears – Marina Sena – Rodrigo Leão – D’Alva – Fred – Xinobi Live – 02 SET/ 02 SEP – Arctic Monkeys – Bonobo – Jessie Ware – Róisín Murphy – Blossoms – Bruno Pernadas – The Lathums – The Legendary Tigerman – Alice Phoebe Lou – Crawlers – Golden Slumbers – You Can’t Win Charlie Brown – 03 SET / 03 SEP – Nick Cave & The Bad Seeds – Disclosure – Ornatos Violeta – Chet Faker – MEUTE – Moullinex – Peaches – Tiago Bettencourt – ZAZ – Club Makumba – Grand Pulsar

Recinto-Meo-Kalorama-2022

Créditos: Meo

PROGRAMA MEO KALORAMA 1 Set 2022 Sexta

16:00 Palco Colina
Curadoria Chelas é o Sitio

17:00 Palco MEO
Rodrigo Leão Cinema Project
Sobre Rodrigo Leão, muito se pode dizer. A sua biografia é tão ou mais extensa que a sua carreira, que está prestes a celebrar três décadas repletas de sucessos em Portugal e no estrangeiro. Foi um dos músicos e compositores do bem-sucedido ensemble português Madredeus mas este foi apenas um dos marcos de um percurso extraordinário, ao longo do qual teve oportunidade de colaborar com nomes como Beth Gibbons dos Portishead, Neil Hannon dos The Divine Comedy ou Stuart Staples dos Tindersticks, que cantaram nos seus álbuns e espetáculos ao vivo.

18:00 Palco Futura
Fred
Em 2019 Fred Ferreira, baterista e produtor, aventurou-se num primeiro disco em nome próprio e prometia-nos: “O amor encontra-te no fim”. É claro que há muitos amores, mas o de Fred pela música é já companheiro de há muitos anos. Quase umbilical, na verdade. Mas enquanto músico, cada disco que lhe passa pelas mãos torna-se um caso cada vez mais sério.

18:00 Palco Colina
Xinobi (live)
Xinobi faz parte de uma geração que cresceu dentro da explosão dos blogues de música alimentado pela ética do Do-It-Yourself. Juntamente com os seus amigos e parceiros de trabalho, Moullinex e Mr. Mitsuhirato, criou os ainda influentes Discotexas.

19:00 Palco MEO
James Blake
O reconhecimento do artista multidisciplinar James Blake na música pop começou antes de imaginarmos. Depois de trabalhar na composição de alguns dos mais importantes álbuns do século 21, como ASTROWORLD de Travis Scott ou Lemonade de Beyonce, Blake continua a deixar a sua marca. Está em constante processo de inovação, palpável na sua carreira também como cantor e em todos os seus temas, desde o seu primeiro álbum ao recentemente lançado Friends que não ficará de fora da playlist do MEO KALORAMA.

20:00 Palco Colina
Bomba Estéreo
Os colombianos Bomba Estéreo estão de volta a Portugal para uma festa de arromba – como, aliás, o seu próprio nome indica. Conhecido pelas suas performances energéticas, o grupo é considerado um dos mais importantes projetos musicais da atualidade, da América Latina, e no próximo mês de setembro vão levar a sua “cumbia eletrónica” diretamente de Bogotá para o Parque da Bela Vista, incendiando o MEO KALORAMA.

20:00 Palco Futura
D’Alva
Os D’Alva são hoje um trio composto por Alex D’Alva Teixeira, Ben Monteiro e Gonçalo de Almeida, o mais recente membro que se juntou à banda. O que começou em nome próprio como Alex D’Alva Teixeira e viu nascer o EP “Não é um projecto” (2012), já na altura produzido por Ben Monteiro, tornou-se algo maior: a colaboração dos dois artistas continuou e deu fruto a um projeto de longa duração.

21:00 Palco MEO
Years & Years
Years & Years é o projeto de Olly Alexander. Sim, é ele o mesmo artista que protagoniza a tão aclamada série It’s a Sin. Mas antes disso, Olly já tinha mostrado ao mundo o seu talento enquanto cantor e compositor, colocando a fasquia elevada para os anos vindouros. No início deste ano, lançou um novo álbum, intitulado de Night Call – o primeiro desde que o trio original se separou e Olly assumiu o Projeto a solo – e no próximo mês de setembro o público vai poder ouvi-lo pela primeira vez ao vivo, no venue do festival MEO KALORAMA.

22:00 Palco Futura
Jake Shears
Quando o vocalista dos Scissor Sisters anunciou que ia lançar um disco a solo, poucos podiam imaginar o que viria a ser o álbum de estreia de Jake Shears. Gravado em Louisville com Kevin Ratterman e membros dos My Morning Jacket, o disco homónimo apresentou-se com o single “Creep City”.

22:00 Palco Colina
KRAFTWERK
Criados em 1970 por Ralf Hütter e Florian Schneider, os Kraftwerk são considerados uma das mais influentes e inovadoras bandas da história. Tendo como ponto de partida o krautrock alemão, o grupo começou a combinar rock progressivo e psicadélico com música eletrónica avant-garde. Ao vivo, a sua presença em palco ultrapassa a barreira do que é considerado uma performance incrível e junta animatronics, 3D e arte contemporânea. Esperem para vê-los live no MEO KALORAMA e vão perceber em poucos segundos o que é “dar um espetáculo”.

22:10 Palco MEO
2manydjs + Tiga

The Chemical Brothers MEO Kalorama 2022 Lisbon, Portugal

The Chemical Brothers | Créditos: alphacoders.com

23:30 Palco MEO
THE CHEMICAL BROTHERS
A dupla britânica de música eletrónica está de regresso a Portugal e vai atuar onde? Na primeira edição do festival MEO KALORAMA, bem no coração de Lisboa – mais concretamente no Parque da Bela Vista. 2022 será um ano especial para os The Chemical Brothers que, além de voltarem à estrada, têm várias novidades na calha incluindo novas músicas. Desde 1995, altura em que entraram diretamente para o 9º lugar do top britânico, que os seus temas ocuparam as pistas de dança um pouco por todo o mundo, contribuindo para elevar a cena eletrónica a novos patamares.

01:00 Palco Futura
Marina Sena
A cantora e compositora brasileira Marina Sena tornou-se um nome reconhecido internacionalmente logo no álbum de estreia “De Primeira” editado em 2021. O sucesso do disco ficou em grande parte a dever-se ao estrondoso single “Por Supuesto”, que conquistou a crítica e as redes sociais.

01:00 Palco Colina
Moderat
O ano começou bem para os Moderat, trio germânico que deixou a internet ao rubro com o anúncio de uma nova digressão e de um quarto álbum. Ficou melhor ainda quando os alemães confirmaram presença na primeira edição do festival MEO KALORAMA, em setembro, no Parque da Bela Vista (Lisboa). Os seus espetáculos live são conhecidos por serem autênticas experiências sensoriais, combinando som, luz e vários efeitos que transportam o público para lá da estratosfera.

PROGRAMA MEO KALORAMA 2 Set 2022 Sexta

16:00 Palco Colina
Curadoria Chelas é o Sitio

17:00 Palco MEO
The Lathums
Diretamente de Wigan, Manchester, o quarteto britânico juntou-se pela primeira vez no início de 2019, ainda teenagers. Cresceram ao som de bandas como Arctic Monkeys ou The Smiths, ambos referências percetíveis na sua composição lírica e harmónica. Em 2020 deram mais um passo no seu percurso profissional ao assinarem com a Island Records e ao terem lançado o seu álbum de estreia, How Beautiful Life Can Be.

18:00 Palco Futura
Crawlers
Os Crawlers lançaram finalmente a totalidade do EP de estreia e a faixa final é um triunfo incomparável. “Come Over (Again)” constitui uma prova das imensas capacidades musicais de uma das bandas mais excitantes de Liverpool neste momento.

18:00 Palco Colina
Golden Slumbers
Duas irmãs com uma paixão por toranja iniciam uma banda e lançam um magnífico álbum de estreia “The New Messiah” em 2016. Este ano estão de volta com o tão aguardado “I Love You, Crystal”. 

legendarytigerman-true

The Legendary Tigerman – TRUE | Créditos: musicfest.pt

19:00 Palco MEO
The Legendary Tigerman
Aqueles que não distinguem de olhos fechados os riffs do The Legendary Tigerman, então não sabem o que estão a perder. O músico português, também conhecido pela sua imagem irreverente, começou a sua carreira musical no final dos anos 80, quando se juntou à banda “psychobilly” Tédio Boys. Mas foi em 2002 que Paulo Furtado começou a sua carreira a solo, apresentando-se como The Legendary Tigerman.

20:00 Palco Futura
Alice Phoebe Lou
A cantora e compositora sul-africana, que foi incluída na shortlist dos Óscares para Melhor Música Original (com o tema “She”, que criou para o filme Bombshell: The Hedy Lamarr Story) vai levar o blues, o soul e o jazz que protagonizam o seu mais recente álbum, Glow, ao palco do festival, contribuindo para criar uma atmosfera perfeita que os amantes de festivais tanto sentem falta.

20:00 Palco Colina
Jessie Ware
Pop, R&B, Electrónica e Soul são só alguns dos géneros que cabem no caldeirão mágico da britânica Jessie Ware. Depois de ter aparecido para o estrelato com o álbum de estreia “Devotion” em 2012, lançou mais dois discos onde se destacam músicas como “Tough Love”, “Overtime” e “Adore You”.

20:45 Palco MEO
Blossoms
Logo no seu álbum de estreia, em 2016, os Blossoms entraram nas tabelas de melhores álbuns britânicos de 2016 e em UK destronaram grandes artistas. “Charlemange,” “At Most a Kiss” e “Getaway” foram alguns dos hits que captaram o ouvido da audiência indie rock e que contribuíram para posicionar a banda no tão respeitado circuito de festivais no país. O seu último single (“Care For”), com vibes setenteiras, será parte do seu quarto trabalho de estúdio que, no próximo mês de setembro, vai poder ser ouvido, ao vivo – e a cores – no palco do MEO KALORAMA!

21:45 Palco Colina
Róisín Murphy
A avant-gard Róisín Murphy, vocalist dos extrintos Moloko, visita Portugal tempos depois para roubar a cena no palco do MEO KALORAMA e brindar o público com os seus muitos hits da pista de dança. Mas preparem-se: Murphy não é uma comum DJ. A cantora e compositora irlandesa prende o público nos seus sets desde o momento zero enquanto baila luxuosamente pelos seus dotes vocais, pela disco, pelo electro e pelo house, sempre conjugados com visuais incríveis. A combinação perfeita, diríamos, para um reencontro tão desejado com a música ao vivo.

22:00 Palco Futura
You Can’t Win Charlie Brown
Após o lançamento de “Marrow” e uma extensa digressão por auditórios, clubes e festivais, os You Can’t Win Charlie Brown regressaram para lançar um novo disco em 2022. “Ámbar” marca o início de um novo capítulo no caminho do sexteto de Lisboa, uma nova etapa composta por canções escritas e cantadas inteiramente em português, compostas ao longo dos últimos cinco anos e meio. 

Arctic-Monkeys-Kalorama-Portugal

Arctic Monkeys, autores do album “Live at the Royal Albert Hall” |  Créditos: Minuto Indie

23:00 Palco MEO
ARCTIC MONKEYS
Os tão desejados Arctic Monkeys estão de volta à estrada e escolheram o MEO KALORAMA para o seu único concerto em Portugal em 2022. Este é, também, o ano de lançarem novo álbum e a curiosidade em torno de Tranquility Base Hotel & Casino (aquele que será o seu sétimo álbum de estúdio) só aumenta. Que rota musical terão escolhido desta vez? Será que vão pelo art rock psicadélico? Ou regressar às raízes? Para já, o que podemos garantir é que em setembro vão subir ao palco do MEO KALORAMA para um concerto que se antecipa, no mínimo, incrível.

00:45 Palco Colina
BONOBO
Simon Green é o homem por trás de Bonobo. O produtor, compositor, músico e DJ é reconhecido pela integração de instrumentos orgânicos nos seus live sets. O artista britânico, que navega entre o trip hop eletrónico, aplica elementos de jazz e downtempo aos seus arranjos orquestrais, levando-nos por uma selva de sonoridades hipnotizantes. Depois do majestoso Migration, irá apresentar Fragments, um Projeto ambicioso que o público vai poder desfrutar no MEO KALORAMA.

01:00 Palco Futura
Bruno Pernadas
Depois de “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge” (2014) e “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them” (2016), Bruno Pernadas regressa às edições com “Private Reasons”. O aguardado novo disco surgiu em 2021 logo após ter assinado a banda sonora do filme “Patrick” de Gonçalo Waddington.

 

PROGRAMA MEO KALORAMA 3 Set 2022 Sexta

16:00 Palco Colina
Curadoria Chelas é o Sitio

17:00 Palco MEO
Tiago Bettencourt
Tiago Bettencourt é um cantor que se reinventa cada vez que entra no estúdio, um verdadeiro trovador dos chamados “tempos modernos”. Letras com as palavras certas sobre coisas boas e outras menos boas. O seu último disco “Em direção ao Eclipse 2019”, foi lançado em 2020 e em 2022 deu os seus primeiros passos em palco. Estamos certos que o artista irá conquistá-lo no festival Meo Kalorama.

18:00 Palco Futura
Grand Pulsar
Grand Pulsar são Alex Mey e Diogo Brandão, um duo muito cúmplice de músicos portugueses. Entram no espectro da música POP em Portugal com canções que carregam a cor e ousadia de influências internacionais com um forte enfoque em melodias cativantes, a duas vozes, em letras honestas, genuínas e difíceis de esquecer, com uma visão artística que lhes permite divertirem -se a tocar música portuguesa e ao mesmo tempo homenageá-la.

18:00 Palco Colina
Moullinex
Enquanto Moulinex, com um L, aguça o nosso apetite e conforta o nosso estômago, o artista Moullinex, com dois L, não só envia arrepios pela nossa coluna vertebral, mas também entra nos nossos sentidos e ouvidos com aquele som único que não quer sair. Há Singles, EP’s, e muitas, mais memórias e batidas que vão de oito a oitenta em segundos. No festival Meo Kalorama não vai ser diferente!

19:00 Palco MEO
Ornatos Violeta
Para os portugueses, aqui está um nome que dispensa apresentações. A banda de culto vai estar a “jogar em casa” quando subir ao palco do MEO KALORAMA no próximo mês de setembro para um concerto que vai conquistar e reconquistar aqueles que há algum tempo que não os vêm em palco. Foi da amizade entre cinco jovens músicos do Porto que nasceram os Ornatos Violeta, uma das bandas mais marcantes do pop-rock português dos anos 90, com influências tão díspares como Violent Femmes e Faith No More, Red Wings Mosquito Stings ou Joe Jackson.

20:00 Palco Futura
Club Makumba
Club Makumba é um dos mais recentes projectos musicais da cena cultural actual. Teve origem na parceria criada entre Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind) e João Doce (Wraygunn), a que se juntam agora Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo. Club Makumba é um exercício livre, espontâneo, experimental e tribalista. Abre a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, para uma música sem preconceitos e sem fronteiras.

20:00 Palco Colina
Peaches
Nascida no Canadá, Merrill Beth Nisker começou a sua carreira enquanto professora de música. Seria apenas no início dos anos 2000 que nasceria Peaches, após chegar a Berlim e lançar o seu primeiro álbum, The Teaches of Peaches. Desde então, a artista tem-se afirmado como um nome de referência na música eletrónica e no próximo mês de setembro sobe ao palco do MEO KALORAMA, em Lisboa, para mais uma atuação eletrizante, como já é seu apanágio, onde certamente não faltará o hit “F*** the Pain Away”, recentemente recapultado para a ribalta com a série Sex Education.

NICK CAVE & THE BAD SEEDS

NICK CAVE & THE BAD SEEDS em atuação | Créditos: WA

21:00 Palco MEO
NICK CAVE & THE BAD SEEDS
Criados depois do fim dos The Birthday Party, em 1982, até à data a banda editou 17 álbuns, desde “From Her to Eternity” em 1984, até ao mais recente “Ghosteen”, considerado um dos melhores discos de sempre da banda. Uma das bandas mais aclamadas pela crítica, Nick Cave & The Bad Seeds já venderam mais de 5 milhões de álbuns no mundo inteiro.

23:15 Palco Colina
Chet Faker
Chet Faker a.k.a Nick Murphy é um cantor e compositor australiano que alcançou o reconhecimento do grande público com No Diggity. Chegou a colaborar com nomes como Kilo Kish e Flume antes de lançar o icónico álbum Built on Glass. A sua abordagem à música eletrónica é orgânica, criando atmosferas que vão valer a pena serem vividas no Parque da Bela Vista, quando o artista que já conta com uma legião de fãs em Portugal subir a palco do MEO KALORAMA para apresentar o seu mais recente trabalho, Hotel Surrender.

23:15 Palco Futura
ZAZ
Zaz, é uma cantora-compositora francesa que mistura estilos jazzy, variedade sonora francesa, muita alma e coração. Ela é conhecida pelo seu single “Je veux”, retirado do seu álbum de estreia auto-intitulado, ZAZ e que foi lançado em 2010. Em 2021, lançou o seu último álbum “ISA”.

00:45 Palco MEO
DISCLOSURE
Este ano marca uma década desde o lançamento do primeiro single dos Disclosure, “Offline Dexterity”. Guy ainda só tem 29 anos e Howard apenas 26, e ainda assim, eles alcançaram 4,5 mil milhões de streams, 4,5 milhões de vendas de álbuns e venderam 500k bilhetes para concertos (excluindo as aparições no festival). Quando começaram, actuavam em clubes em que Howard teria sido demasiado novo para entrar.

01:00 Palco Futura
MEUTE
MEUTE é a música que aquele teu amigo Amante do techno precisa às seis da manhã. Este coletivo é composto por onze músicos de Hamburgo, entre os quais bateristas e trompetistas, que fazem as vezes de um DJ. Com os seus instrumentos acústicos, recriam sonoridades techno enchendo o palco com uma energia contagiante que não deixa ninguém indiferente na plateia. Os MEUTE, o sol e a atmosfera única do Parque da Bela Vista são presenças confirmadas no MEO KALORAMA, já em setembro deste ano.

 

PREÇO BILHETE KALORAMA 2022

– Passe 3 dias (€130)
– Bilhete 1 dia (€61)
A estes valores do passe/bilhete acrescem as devidas taxas de serviço aplicadas pelo ponto de venda.
Bilhetes podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda oficiais: meokalorama.pt e seetickets.pt (online); Lojas MEO, Rede de Lojas MEO Blueticket, que inclui FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, Turismo de Cascais, ACP e Rede Pagaqui, e nas Lojas CTT (estabelecimentos físicos).

 

ALOJAMENTO PERTO DO MEO KALORAMA

– Caso tenhas ideias de presenciar este festival, poderás ter que recorrer à reserva de alojamento para pernoitar após os concertos.
– Eis algumas ideias para reservar o teu alojamento local antes que esgote. Quanto mais próximo da data, mais difícil será encontrares um alojamento disponível para as tuas datas.



Booking.com

 

Outros eventos musicais em destaque:
The Best of Queen
Move On
Majazztic
Wipeout Beat
The Bluesy Jazz
Coldplay em Coimbra (2023)

Créditos texto: Meo Kalorama (promotora do evento)
Fotografia cover: Photo by Matthew Jungling on Unsplash