Caso sejas aquele tipo de pessoa que se incomoda com as praias aglomeradas de multidões, então sugerimos-te algumas (lindíssimas) praias portuguesas menos conhecidas que deves conhecer já no próximo verão!

Como sabemos, o contorno do espaço português é definido pelo oceano. A Espanha situa-se a leste e a norte, partilhando a Península Ibérica, enquanto as fronteiras sul e oeste de Portugal fazem uma longa cadeia cénica da costa atlântica. Não faltam praias ao longo desta orla virada para o oceano, mas são as mesmas poucas que ficam submersas no Verão após o Verão.

VAMOS ENTÃO CONHECER ALGUMAS PRAIAS PORTUGUESAS MENOS CONHECIDAS!

O Algarve, bem a sul, suporta o peso deste turismo sazonal, devido às melhores praias do Algarve, que tanto furor fazem. No entanto, as praias mais próximas de Lisboa também recebem a sua quota-parte de tráfego.

No meio, a costa alentejana começa a obter o reconhecimento que merece, enquanto as multidões de praias a norte pelo Porto variam. Seja qual for a zona a que decidas chamares casa enquanto estiveres de férias em Portugal, estas são as praias que precisas de conhecer – porque nem toda gente o faz, nem sabem, e nem sonham sequer que existem estas praias paradisíacas portuguesas.

PRAIAS MENOS CONHECIDAS DO ALGARVE

Praia algarvia | PRAIAS MENOS CONHECIDAS DO ALGARVE

Praia algarvia | Photo by Vlada Moscaliova on Unsplash

Praia da Bordeira: A poucos minutos da Carrapateira, uma aldeia na costa oeste do Algarve, a Praia da Bordeira é enquadrada por paisagens do parque natural da Costa Vicentina. É uma praia muito aberta que é atravessada por banhistas, embora seja um sucesso com surfistas que procuram as suas ondas selvagens.

Os caminhantes da costa também desfrutam de excursões às praias da região de Aljezur, incluindo a caminhada de cerca de 45 minutos a sul da Praia da Bordeira até à Praia do Amado, que é ainda mais conhecida como praia de surf que acolhe competições internacionais.

Praia do Carvalho: Embora pequena, a Praia do Carvalho está rodeada por altas falésias que dão à praia uma presença dramática. Fica a cerca de 15 minutos a sul de Lagoa, uma cidade tranquila aninhada entre os destinos mais concorridos do Algarve. A Praia do Carvalho raramente está vazia durante o Verão, atraindo saltadores de falésia e mergulhadores que vivem nas proximidades, mas é uma das poucas praias localizadas entre Lagos e Faro que tem uma multidão controlável quando o tempo aquece.

Praia da Salema: Salema é uma pequena e isolada aldeia piscatória. Fica a meio caminho entre Lagos, uma das mais movimentadas estâncias balneares do Algarve, e Sagres, o ponto mais a sudoeste da região. A Praia da Salema é uma praia de Bandeira Azul com meia milha de extensão, o que significa que é limpa, límpida, e nadável para todas as idades.

Mantém-se mais calma do que a maioria das praias do Algarve, mas não é desprovida de actividade: Os pescadores içam os seus barcos em terra, vendendo as suas capturas a restaurantes à beira-mar. As famílias põem guarda-chuvas na areia. Os nadadores-salvadores monitorizam a praia durante todo o Verão.

E alguns chegam mesmo a aventurar-se nas falésias com vista para localizar as pegadas de dinossauros aí descobertas.

ALOJAMENTO LOCAL NO ALGARVE



Booking.com

 

PRAIAS MENOS CONHECIDAS DE LISBOA

Praia do Portinho da Arrábida

Praia do Portinho da Arrábida | Créditos: Portugal de Norte a Sul

Praia do Portinho da Arrábida: Do outro lado do Tejo, a partir de Lisboa, encontra-se a Baía Sul, onde se encontra o deslumbrante Parque Natural da Arrábida. Localizada dentro do parque perto da vila piscatória de Setúbal, a Praia do Portinho da Arrábida é uma pequena praia capaz de permanecer relativamente sossegada, uma vez que não é acessível por transportes públicos. Vem nadar, mergulhar com tubo de respiração, ou mesmo fazer mergulho, e beneficia desta tranquilidade.

Depois, poderás almoçar/jantar marisco fresco e caminhar à volta da Arrábida. Há outras praias a descobrir, incluindo a Praia dos Galapinhos, bem como outros locais isolados e ensolarados para desfrutares em pleno de um dia ao ar livre.

Praia do Guincho: Depois de Sintra, Cascais é a viagem paralela que a maioria dos visitantes a Lisboa são encorajados a fazer. O troço entre eles pertence ao Parque Natural Sintra-Cascais, onde se encontra a Praia do Guincho no extremo oeste, a apenas alguns quilómetros fora de Cascais.

É uma praia conhecida, tendo acolhido várias competições de surf, windsurf e bodyboard ao longo dos anos, assim como aparecido no filme James Bond – On Her Majesty’s Secret Service, de 1969. Longe de ser um segredo, esta praia ainda consegue manter um mínimo de multidão, atraindo sobretudo os entusiastas dos desportos náuticos.

Praia da Ursa: Assim que aterrar em Lisboa, começará a receber recomendações para uma viagem de um dia a Sintra. A cidade perfeita está situada cerca de uma hora a oeste de comboio, perto da costa e do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental. A Praia da Ursa fica a um passo do Cabo da Roca, embora não seja tão fácil de aceder.

Os banhistas têm de amarrar as suas botas de caminhada e descer por um caminho de terra íngreme e sinuoso para chegar à praia. Lá, no entanto, são recompensados com uma enseada tranquila e belas vistas do Atlântico.

ALOJAMENTO LOCAL PRAIAS DE LISBOA



Booking.com

 

PRAIAS MENOS CONHECIDAS DO PORTO

praia-de-moreiró | PRAIAS MENOS CONHECIDAS DO PORTO

Praia de Moreiró | Créditos: TimeOut

Praia de Moreiró: Cerca de meia hora de carro a norte do Porto, encontras a Praia de Moreiró, pela qual atinge um bom equilíbrio entre ser animada e ser discreta. Os turistas ainda não desceram à praia rural, embora esta seja uma escolha popular entre as famílias. Não há muito em termos de comodidades, mas há um bar de praia numa das extremidades que vos manterá alimentados, relaxados, e com uma bebida na mão.

Poderás alugar um guarda-chuva no lado norte, mas aventura-te pelo sul, e encontrarás um aglomerado de rochas que criam uma fronteira e tipicamente atraem menos banhistas. Instala-te por lá para teres mais paz e privacidade.

Praia do Cabedelo: Quanto mais a norte se viajar em Portugal, menos probabilidade terá de se deparar com outros viajantes. Algumas das paisagens mais selvagens e remotas estão localizadas a norte, facilmente alcançáveis de carro a partir do Porto. A Praia do Cabedelo é um exemplo. A praia fica a cerca de uma hora do Porto, em Viana do Castelo, uma das mais belas cidades da província do Minho.

Começa do outro lado do rio Lima e está fechada por dunas e florestas de pinheiros. Junta-te aos surfistas dedicados da praia ou procura parques de campismo próximos se estiveres com vontade de passar um fim-de-semana tranquilo e cheio de natureza fora. E, antes de ir, não deixes de visitar também a vizinha Praia de Luz Mar.

Praia do São Pedro de Maceda: Outra praia docemente arborizada, a Praia do São Pedro de Maceda fica a cerca de 40 minutos de carro do Porto. É uma praia acidentada com grandes ondas. Embora os nadadores-salvadores a vigiem durante todo o Verão, a Praia de São Pedro de Maceda é melhor para desportos aquáticos e caminhadas na praia do que para a natação.

Alguns banhistas visitam-na para evitarem as linhas de bronzeado, embora a praia não seja estritamente para o efeito de bronzear totalmente. Depois de um longo dia, passear pela cidade gira e próxima de Ovar e tomar uma refeição antes de regressar ao Porto.

ALOJAMENTO LOCAL PRAIAS DO PORTO



Booking.com

 

PRAIAS MENOS CONHECIDAS DO ALENTEJO

Praia Alentejana

Praia Alentejana | Créditos: Photo by Vinicius Morandi on Unsplash

Praia da Samoqueira: Não muito longe de Porto Covo, que é vizinho solto de Vila Nova de Milfontes entre Lisboa e Lagos, encontras a Praia da Samoqueira, que foi “feita” para aventureiros. Está cheia de rochas para escalar, enseadas escondidas e cavernas para descobrir, e piscinas de maré que valem bem a pena espreitar.

Há areia mais do que suficiente para colocar algumas toalhas, embora não tenha a costa só para ti, uma vez que esta é uma praia local-favorita. Caminha à volta da zona para absorveres a paisagem acidentada do Alentejo, e não saias até teres encontrado a própria queda de água da Praia da Samoqueira.

Praia da Franquia: A Praia da Franquia estende-se perto de Vila Nova de Milfontes, um popular balneário na costa do Alentejo. É uma área relativamente movimentada pelos padrões alentejanos, mas esta é uma das praias mais calmas, devido à sua posição nas margens do rio Mira.

O ritmo preguiçoso torna-a um local perfeito para SUPs e canoas, assim como uma escolha de topo para as famílias. Fica atento à maré, no entanto, pois a praia pode sentir-se um pouco cheia de gente quando a água sobe a costa.

Praia da Zambujeira do Mar: O acesso tanto à costa como ao campo estão entre as melhores razões para encaixar o Alentejo no seu itinerário. Zambujeira do Mar é uma pequena cidade costeira situada no Sudoeste Alentejano e no Parque Natural da Costa de S. Vicente, que engloba o melhor de ambas.

A sua praia com o seu nome é certificada com a Bandeira Azul e óptima para surfistas que procuram evitar longas filas de surf. As águas límpidas e as arribas altas da praia não são segredo para os residentes alentejanos, mas como grande parte da região, permanece livre e livre da maioria dos turistas durante todo o Verão.

ALOJAMENTO LOCAL PRAIAS DO ALENTEJO



Booking.com

BOAS FÉRIAS! Com muito sol e sunsets fantásticos!

Fazemos votos de que estas sugestão vos sejam imensamente úteis.
Não se esqueçam de seguir-nos no Instagram.

 

 

#Zambujeira do Mar

Créditos texto: Matador Network
Fotografia cover: Photo by julie aagaard