Praia do Alqueirão – uma das melhores praias fluviais do Gerês

Praia do Alqueirão | Gerês | Terras de Bouro

Créditos: SOL

Esta praia faz parte dum leque fantástico das praias fluviais na zona do Parque Natural Peneda Gerês, e recentemente a Câmara Municipal de Terras de Bouro concedeu a saliência de qualidade ouro a esta magnífica praia fluvial.

Todos anos, esta fabulosa praia que faz chegar até ao PNPG um largo número de turistas, é diversamente banhada por rios adjacentes, sobretudo pelo rio mais popular (rio Cávado). Encontra-se situada na maior freguesia do concelho, e tem magnífico acessos de carro até a sua localização.

Uma vez que todos sabem, as praias fluviais fazem segmento das maiores atracções de quem as visita, assim porquê também as suas cascatas naturais, por exemplo a famosa cascata do Arado, a super-popular cascata Portela do Homem, e a mítica (e perigosa) cascata do “Tahiti” que tanto nos encanta.

 

Praia do Alqueirão | Gerês | Terras de Bouro

Fonte: https://turismo.cm-terrasdebouro.pt/listings/praia-fluvial-do-alqueirao/

Prémio de Ouro para a Praia do Alqueirão no Gerês pelo município Terras de Bouro

É uma vila raiana portuguesa no distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Cávado. É sede do município com 277,46 km² de área e 6 359 habitantes (2021) subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca e pela Espanha, a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde.

O ponto mais elevado do município encontra-se no Pico do Sobreiro, a 1538 metros de altitude, na fronteira entre Portugal e Espanha. Esta elevação possui pouca proeminência, pois encontra-se próximo do pico mais alto da serra do PNPG e da Região Norte (Pico da Nevosa, 1548m), no concelho de Montalegre.

Até 2005 o município tinha a particularidade de não estar sediado numa localidade com o mesmo nome que o município no seu todo, como é regra em Portugal: a sede situava-se na Vila de Covas, localidade da freguesia de Moimenta. Por Lei de janeiro de 2005, essa originalidade acabou, sendo a vila redesignada Vila de Terras de Bouro. Fonte: Wikipédia

Publicamente, o município felicitou munícipes e visitantes desta praia, pelo simples facto desta praia fluvial magnífica ter obtido oriente prémio de reconhecimento, ainda por cima por ter sido muito próximo da estação balnear, e obteve o reconhecimento da Quercus pela sua indiscutível qualidade de ouro.

Fonte: Maravilhas do Gerês